terça-feira, 29 de novembro de 2011

Otto Lara Resende no prelo

Cartas trocadas entre escritores são alvos preferenciais das editoras, ainda mais quando o autor das missivas já deixou de habitar o mundo dos vivos. Fetiches à parte, é sempre bom ler esse tipo de material. Primeiro, porque hoje em dia são poucas as almas que ainda escrevem cartas – se é que há alguma. Segundo porque cada escrito desse tem um nível tão grande de reflexão e habilidade com o trato do vernáculo que causam espanto quando são descritos como simples correspondências. 

Dito isso, a Companhia das Letras coloca no mercado nesta quarta-feira (30/11) O Rio é tão longe, um livro que reúne cartas enviadas por Otto Lara Resende a Fernando Sabino, dois grandes nomes da intelectualidade brasileira no século XX. No mesmo dia, será lançada uma reedição de Bom dia para nascer, uma coletânea de crônicas escritas por Otto durante a década de 90 e reunidas por Humberto Werneck. A editora irá relançar a obra completa de Otto. 

Nascido em São João del Rei, Minas Gerais, em 1922, Otto Lara Resende sempre militou na imprensa enquanto construía uma enxuta obra literária, onde se destaca o romance O braço direito, de 1964. Sobre essa característica de produzir pouco, sempre sofreu com as gozações de Nelson Rodrigues, que aconselhava o amigo a andar sempre com um taquígrafo no seu calcanhar, para anotar as suas abundantes “tiradas” durante as conversas informais. 

O teor das conversas epistolares entre Otto e Fernando Sabino sempre giravam em torno da pretensa inveja do primeiro em relação à capacidade de Sabino como cronista. 

Otto também se mostrava chateado com a demora de Sabino em responder suas cartas, e chegou a insinuar que só enviando dinheiro conseguiria obter uma resposta do amigo. 

Meio em tom de troça e com uma pitada de verdade, esse “trauma” só é superado definitivamente quando Otto, já no fim da vida, consagrou-se como cronista escrevendo para a Folha de S. Paulo. 

Serviço: 

O Rio é tão longe 
Autor: Otto Lara Resende 
Editora: Companhia das Letras
Preço: R$ 49 (424 págs.) 







Bom dia para nascer
Organização: Humberto Werneck
Preço: R$ 49 (456 págs.)













Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentários:

Anônimo disse...

Nunca tinha ouvido falar desses livros, parecem bem legais!

Participe do sorteio de três livros no blog: http://thebookofmydreams.blogspot.com/2011/11/promocao.html