terça-feira, 20 de dezembro de 2011

As guloseimas do cinema agora em livro

Big Kahuna Burguer: uma das receitas
do livro
Os filmes 3D já são uma realidade na maioria das salas de cinema do Brasil. Em alguns lugares, inclusive, já foram feitas experiências com as projeções em 6D, o chamado “cinema sensorial”. A diferença é que, além da imagem saltar das telas, no 6D o público também sente a movimentação dos assentos, vento soprando no rosto, jatos d´água e cheiro de chocolate, por exemplo, variando conforme for a trama do filme. Para quem não tem um cinema desses perto de casa, parte do problema está resolvido – pelo menos aqueles ligados ao paladar. Acaba de sair no Brasil, pela editora Gutenberg, o livro Jantares de Cinema – Receitas dos seus filmes favoritos, da escritora inglesa Becky Thorn. 

Ao longo das 176 páginas, a autora traz receitas de drinks clássicos das telinhas, como o Martini de James Bond em 007 ou o Cosmopolitan de Sex and the City; sobremesas, pratos principais e acompanhamentos – até a receita dos Donuts rosas de Os Simpsons foi incluída. Além desses, também foram lembrados: Tomates Verdes Fritos (Fried Green Tomatoes, 1991), Chocolate (Chocolat, 2000), A Festa de Babette (Babette’s Feast, 1987); e, é claro, o Big Kahuna Burguer de Pulp Fiction – Tempos de Violência (Pulp Fiction, 1994), entre outros. 

Para escrever o livro, Becky precisou de 18 meses entre pesquisa e escrita. São receitas de 70 filmes diferentes, além de várias séries de televisão. Em entrevista ao jornal inglês Daily Mail, a autora afirmou que este foi o melhor casamento entre seus dois principais interesses: pelo cinema, que começou quando estudava em Oxford, e pela culinária, que herdou dos pais. “Espero ter escrito um livro que agrade aos amantes do cinema tanto quanto aos apaixonados por culinária”, disse Becky Thorn ao jornal inglês. 

Além das dicas para preparar as guloseimas do cinema, o livro traz uma breve resenha do filme que deu origem a cada receita, bem como uma frase que o fez entrar para a história. A proposta é aproximar a linguagem e o design do livro à estética cinematográfica. 

Sobre a autora

Becky Thorn se divide entre o trabalho como professora de escola primária durante o dia e os afazeres domésticos à noite, quando tem a chance de colocar em prática seus dotes culinários. Seu primeiro livro, School Dinners (sem edição no Brasil), foi lançado em 2008 e descrito como uma divertida viagem no tempo que nos leva ao encontro da criança que há dentro de nós: todos aqueles pratos típicos dos anos 1970, preparados por cozinheiras dedicadas, faziam os leitores voltar a um tempo em que as coisas eram muito mais simples. 

Serviço: 

Título original: Movie Dinners - Reel recipes from your favourite films
Título em português: Jantares de cinema - Receitas dos seus filmes favoritos
Editora: Gutenberg
Páginas: 176
Formato: 17,5 X 17,5
Autor: Becky Thorn
Tradução: Daniel Veloso
Preço: R$ 34,90 
Ano de lançamento: 2011
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários: