quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Biografia de Marcos já está nas livrarias

Marcos pega o pênalti de Vampeta
na Libertadores de 1999...
O goleiro Marcos anunciou nesta quarta-feira, 04 de janeiro, sua aposentadoria do futebol após 20 anos de carreira. Como jogador do Palmeiras e da seleção brasileira, ele foi fundamental na conquista de títulos importantes, como a Libertadores de 1999 e a Copa do Mundo em 2002. Se os feitos do goleiro já estão eternizados na memória dos torcedores, o jornalista Celso de Campos Jr. tratou de reuni-los também em papel. Já está nas livrarias a biografia São Marcos de Palestra Itália, uma homenagem a um dos poucos futebolistas do país a defender um único clube por toda a carreira e, mesmo assim, conquistar a simpatia até de torcedores rivais. 

... e comemora o título continental
contra o Deportivo Cali, no Palestra
E o livro começa com uma das atuações inesquecíveis de Marcos com a camisa alviverde: nas quartas-de-final da Libertadores da América contra o arquirrival Corinthians, no Morumbi. Na ocasião, o camisa 12 do Palestra viu Dinei chutar a bola na trave e agarrou a penalidade de Vampeta, para delírio dos palmeirenses. Naquele ano, o time conquistaria sua primeira e única taça da Libertadores da América.

“O atacante Oséas e o volante Rogério foram os autores dos gols da vitória, mas, já nos vestiários, poucos se lembravam disso. A noite era de Marcos. Sorriso aberto e corpo fechado, o rapaz de 25 anos atendia pacientemente aos repórteres ávidos por ouvir suas palavras, transferindo para terceiros, com humildade franciscana, os louros da vitória. ‘Senti a mão de Deus em cada defesa que fiz. Ele é o grande responsável por esse momento, junto com meus companheiros' ”, narra um trecho do livro, se referindo ao jogo contra o Corinthians, realizado no dia 5 de maio de 1999. 

Celso de Campos Jr. planejava escrever o livro em 2003, época em que Marcos recusou uma proposta do Arsenal para substituir o goleiro David Seaman e permaneceu no Brasil, defendendo o gol do Palmeiras na Segunda Divisão. “Já admirava o Marcos desde antes daquela época. Com essa atitude, ele provou que não era um jogador qualquer”, declarou o jornalista ao jornal O Estado de S. Paulo. 

Autor de Adoniran: uma biografia, sobre o compositor Adoniran Barbosa, Celso conta que trabalhou de maneira diferente para escrever sobre a carreira de Marcos: ele não entrevistou o goleiro em nenhum momento da pesquisa do livro, baseou-se em arquivos de jornais, revistas e internet. “Se eu perguntasse ao Marcos como foi uma partida de 1996, ele talvez não soubesse responder com precisão”, justificou. 


Diretoria do Palmeiras ameaça processar Celso de Campos 


Autor deve ser processado
pelo Palmeiras
Embora o livro seja uma ode à carreira de um de seus maiores ídolos, o Palmeiras está disposto a “aceitar” a biografia escrita por Celso de Campos. O problema é que dois livros oficiais sobre o camisa 12 estão sendo produzidos para o ano que vem, enquanto o trabalho do jornalista não tem o aval do clube. Rubens Reis, diretor de marketing do Palmeiras, disse que o Palmeiras entrará com medidas legais contra o autor. “O autor desse livro pirata em momento algum consultou o clube ou o Marcos, não fez nenhum acordo para usar nossos direitos de imagem”, afirmou o diretor. 

Se a ameaça do Palmeiras se concretizar, a biografia de Marcos não será a primeira a enfrentar esse tipo de problema. O caso mais famoso foi o de Roberto Carlos. Em 2007, o jornalista Paulo César Araújo publicou Roberto Carlos em detalhes pela Editora Planeta. O cantor não autorizou a homenagem, que foi recolhida. O mesmo aconteceu com o livro Sinfonia de Minas Gerais – A vida e a obra de Guimarães Rosa, que teve que ser recolhido pela LGE Editora. Já Estrela solitária, trabalho de Ruy Castro sobre o jogador Garrincha, teve que passar por uma disputa jurídica de dez anos para, finalmente, voltar à circulação. 

Sobre o autor

Celso de Campos Jr. nasceu em São Paulo em 1978. Formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e em História pela Universidade de São Paulo, é autor de Adoniran – uma biografia (Editora Globo) e Nada mais que a verdade: a extraordinária história do jornal Notícias Populares (Summus Editorial).


Ficha técnica:


Título: São Marcos de Palestra Itália
Autor: Celso de Campos Jr.
Editora: Realejo Edições
Tamanho: 16x23 cm
Páginas: 304 
Preço: R$ 49,90








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentários:

Anônimo disse...

opa, obrigado por seguir meu blog, estou seguindo o seu também. Muito bom seu blog, ta de parabéns. Tudo de bom
http://blogentraai.blogspot.com/