segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Os maiores vencedores do Oscar

Desde 1929, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos se reúne anualmente para premiar os melhores da indústria do cinema. A estatueta dourada oferecida pela Academia para os vencedores é, sem dúvidas, o prêmio mais cobiçado pelos artistas que fazem cinema pelo mundo todo, e é televisionada em escala mundial desde 1966. 

Laranja Mecânica, um dos injustiçados
pela Academia
Apesar de o colegiado do Oscar ser formado por 5.800 membros votantes da Academia, de diversas nacionalidades, o que implicaria em uma visão mais plural sobre o cinema, há sempre aquelas “injustiças históricas” que permanecem inexplicáveis para os fãs da sétima arte. Por exemplo, Alfred Hitchcock ganhou apenas uma estatueta em 1967 pelo conjunto da obra (condecoração denominada prêmio Irving Thalberg); Cidadão Kane, de Orson Welles, recebeu nove indicações, mas ganhou apenas na categoria melhor roteiro original, perdendo o Oscar de melhor filme para Como Era Verde o Meu Vale, de John Ford; Laranja Mecânica não ganhou nada em 1971, e Stanley Kubrick, reconhecidamente um dos melhores diretores do século XX, faturou apenas um Oscar de melhores efeitos especiais por 2001: Uma Odisseia no Espaço. Isso sem falar em Chaplin, que só foi lembrado pela academia em 1973, Rocky Balboa como melhor filme de 1976 – ganhou de Taxi Driver.... Enfim, a lista é longa! 

Mas o Listando... de hoje vai tratar mesmo daqueles que ganharam, e como ganharam! Abaixo, segue a lista dos maiores vencedores em quatro categorias do Oscar: atriz, ator, filme e diretor. Confira! 


Atriz – Katharine Hepburn 

A dona da estrela 6.288 na calçada da fama da Hollywood Boulevard é também a maior vencedora do Oscar de melhor atriz. Katharine Hepburn, nomeada a maior estrela feminina da história do cinema pelo AFI (American Film Institute), ganhou quatro estatuetas por suas atuações nos filmes Manhã de Glória (Morning Glory, 1934), Adivinhe Quem Vem para Jantar (Guess Who’s Coming to Dinner. 1968), O Leão no Inverno (The Lion in Winter, 1969) e Num Lago Dourado (On Golden Pond, 1981). A atriz detinha ainda o recorde de indicações (12), mas foi ultrapassada recentemente por Meryl Streep (16), que pode ampliar seu recorde com o filme Iron Lady.


Ator – Jack Nicholson e Walter Brennan 

Figuras marcantes de dois períodos distintos do cinema americano, Jack Nicholson e Walter Brennan empatam na categoria com três Oscars cada um. Walter, combatente na Primeira Guerra Mundial, ganhou suas três estatuetas como ator coadjuvante nos filmes Meu Filho É Meu Rival (Come and Get It, 1936), Romance do Sul (Kentucky, 1938) e A Última Fronteira (The Westerner, 1940). E o mestre dos coadjuvantes notorizou-se também pelos personagens banguelas – em 1932, Walter perdeu seus dentes em um acidente. 

Já as três vitórias de Nicholson na Academia incluem dois Oscars como melhor ator, por Um Estranho no Ninho (One Flew Over the Cuckoo’s Nest, 1975) e Melhor é Impossível (As Good As It Gets, 1997), além de uma estatueta de melhor ator coadjuvante pelo filme Laços de Ternura (Terms of Endearment, 1983). Curiosamente, Jack Nicholson também é o “maior perdedor” entre os atores, já que saiu da cerimônia do Oscar sem nenhum prêmio outras nove vezes.
 

Filme – O Senhor dos Anéis, Ben-Hur e Titanic 

Nesse tríplice empate, cada filme faturou onze Oscars na Academia. Para termos de desempate, no entanto, podemos dizer que O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei, foi o que teve maior aproveitamento, já que venceu nas onze categorias em que foi indicado (Melhor Filme, Diretor, Roteiro Adaptado, Trilha Sonora Original, Música Original, Mixagem de Som, Direção De Arte, Maquiagem, Figurino, Edição, Efeitos Visuais) – Ben-Hur recebeu 12 indicações e Titanic, 14. 

Ben-Hur, o épico bíblico de 1959 dirigido por William Wyler, foi baseado no romance homônimo de Lew Wallace, escrito em 1880. Aliás, a obra já havia sido adaptada para os cinemas outras duas vezes, em 1907 e 1926, sem grande sucesso – os dois filmes mudos. 

Até 1997, James Cameron não tinha ganhado nenhum Oscar ainda. Apostou na caríssima produção de Titanic – orçamento na casa dos U$ 200 milhões –, quase viu o projeto naufragar literalmente por conta de atrasos, mas o risco valeu a pena: Titanic, além de render 11 estatuetas, foi o primeiro filme a arrecadar mais de U$ 1 bilhão. 

Maior bilheteria de 2003, Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei está também entre os filmes que mais arrecadaram no século XXI. A última parte da trilogia criada por J.R.R. Tolkien e dirigida no cinema por Peter Jackson foi rodada na Nova Zelândia, entre setembro de 1999 e março de 2001, junto com os dois primeiros longas da saga. Após o término das filmagens, foi iniciado o trabalho de montagem e pós-produção de cada um dos filmes, que foram lançados em 2001, 2002 e 2003. 


Diretor – John Ford

Consagrado em Hollywood pelos seus filmes do gênero Western, John Ford lidera entre os diretores com quatro premiações na cerimônia do Oscar, pelos filmes O Delator (The Informer, 1935), As Vinhas da Ira (The Grapes of Wrath, 1940), Como Era Verde Meu Vale (How Green Was my Valley, 1942) e Depois do Vendaval (The Quiet Man, 1953) – curiosamente, nenhum desses faz parte do gênero que marcou a carreira do diretor. Vitimado pelo câncer em 1973, John Ford dirigiu ao todo 133 filmes, tornando-se um dos diretores mais importantes da história do cinema americano. Uma das lendas de Hollywood diz que, quando perguntado sobre quem seriam os três melhores diretores de cinema, Orson Welles teria respondido: “John Ford, John Ford e John Ford!”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários: