segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Clássico de Hitchcock será refilmado

Joan Fontaine e Laurence Olivier
Seguindo a atual tendência de remakes em Hollywood, os estúdios DreamWorks e Working Title Films anunciaram que devem refilmar o único dos filmes dirigidos pela lenda do suspense Alfred Hitchcock a ganhar um Oscar de melhor filme: Rebecca, A Mulher Inesquecível (Rebecca, 1940), ganhará nova versão com roteiro de Steven Knight (Senhores do Crime, Coisas Belas e Sujas). 

Daphne du Maurier,
autora de Rebecca
Apesar de a notícia ser empolgante, vale um alerta aos fãs mais empolgados do cineasta britânico. Além do fato de que o filme, obviamente, não terá o toque de gênio que somente o próprio Hitchcock poderia lhe dar, o longa será baseado no livro que inspirou o roteiro original, e não no próprio roteiro. Ou seja, trata-se muito mais de uma releitura da obra literária – parece-me que o nome de Hitchcock vai ajudar mais na divulgação que nas diretrizes de adaptação do livro. A autora da obra Rebecca, de 1938, é a escritora britânica Daphne du Maurier. 

Em Rebecca, A Mulher Inesquecível, Laurence Olivier é um viúvo cuja nova mulher (Joan Fontaine), jovem e ingênua, é dominada pelo espírito de sua antiga esposa, Rebecca, de quem o protagonista não consegue se desvencilhar emocionalmente. A falecida também se manifesta por meio da governanta da mansão em que vive o casal. Além de melhor filme, Rebecca também levou o Oscar de melhor fotografia em preto e branco e recebeu outras nove indicações, entre elas as de ator (Laurence Olivier) e atriz (Joan Fontaine). 

Essa foi a primeira película filmada por Hitchcock após sua mudança da Inglaterra para Hollywood, que rendeu orçamentos bem mais generosos para seus filmes. Outros títulos de Hitchcock foram repaginados para a TV e para o cinema. Dentre as novas versões mais famosas estão Janela Indiscreta, estrelada por Christopher Reeve e Daryil Hannah, e a refilmagem plano a plano de Gus Van Sant (Elefante) de Psicose. Nenhum dos títulos, porém, agradou público e crítica. 

Ainda não há data prevista para o início das filmagens de Rebecca: Uma Mulher Inesquecível, já que diretor, elenco e demais envolvidos no título sequer foram escolhidos.

Veja o trailer do filme original:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

Paulo Telles disse...

Geralmente os remakes não fazem sucesso como o original, e muito menos, a superar. Entretanto aguardaremos para ver o que dará.

O clássico, é sem dúvida, INESQUECÍVEL!

Tiago Nicacio disse...

Pois é Paulo, o pior não é nem o sucesso, é a qualidade de alguns remakes, que acabam maculando a obra original. Eu particularmente não gosto da ideia de refilmar grandes clássicos, mas vamos aguardar...

Paulo Telles disse...

Confesso que nem eu. Tem tudo, infelizmente, para não dar certo. Mas, vamos ver que "bicho" vai dar...