terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Curiosidades de Hollywood

Quando um filme chega aos cinemas, a única exigência feita ao espectador é que ele se deixe levar pela narrativa. Alguns filmes são mais difíceis, outros pressupõem um público ingênuo, e há aqueles que irritam tamanho o desrespeito para com a inteligência de quem os vê; contudo, no fim, o que todos querem é um pouco de atenção. 

Há aqueles filmes que viram franquias e arrastam uma multidão de fãs; há também aqueles mais obscuros, sobre os quais você só encontra informação no IMDb e olhe lá. O fato é que, não importa qual seja o tipo de filme, geralmente a interface com o espectador, até que saia um DVD com extras, é feita pelo produto final visto na tela grande. Pouco se sabe a respeito do período de produção e pré-produção do filme, como os atores foram escolhidos, as grandes mancadas que aconteceram no set de filmagem – algumas saem na imprensa, outras não. 

No intuito de trazer um pouco do lado B dos filmes e de seus protagonistas à tona, o Listando... de hoje elenca algumas curiosidades, notícias de bastidores nem sempre conhecidas pelo grande público. Por exemplo, você sabia que uma das Bond Girls era na verdade um Bond Boy? E que Chuck Norris era fã dos faroestes de John Wayne? Veja abaixo algumas dessas curiosidades envolvendo filmes e astros do cinema! 


O maior drama que Hollywood produziu retratando a Guerra Civil Americana, E o Vento Levou (Gone with the Wind, 1939) por pouco não teve um protagonista bem diferente de Clark Gable. Antes de a adaptação cinematográfica do romance de Margaret Mitchell ser iniciada, a autora chegou a declarar que seu ator preferido para viver o Rhett Butler era o comediante Groucho Marx. 

O cartaz de cinema de Frankstein (1931) é considerado o mais valioso do mundo. Acredita-se que exista apenas uma cópia desse pôster hoje. 

Uma das cenas mais memoráveis de Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida nasceu puramente do desespero de Harrison Ford. O ator, sofrendo com uma disenteria que afligia parte do elenco e produção, tinha pela frente três dias de filmagens de uma cena de luta contra um vilão espadachim sob o sol escaldante da Tunísia. Buscando abreviar se sofrimento, Ford arriscou: simplesmente puxou o revólver, “matando” o exibido oponente. Steven Spielberg adorou o resultado. 

Alien: lucro em primeiro lugar
Gordon Carroll, produtor-executivo de Aliens – O Resgate, conta como James Cameron, jovem e recém-saído do sucesso Exterminador do Futuro, conseguiu convencer o estúdio a lhe entregar a continuação de Alien – O Oitavo Passageiro. Enquanto todos esperavam uma apresentação completa do cineasta, com storyboards, ideias e certo espetáculo, Cameron simplesmente andou até a lousa e escreveu “Alien”. Depois adicionou um “s” à palavra: “Aliens”. Dramaticamente, voltou-se aos executivos e colocou duas barras verticais na última letra. “Alien$”. O projeto foi aprovado naquele mesmo dia. 

Caroline Cossey, na verdade, nasceu
Barry Cossey
Em 007 – Somente para seus Olhos (For Your Eyes Only, 1981), uma das beldades que contracenaram com James Bond (Roger Moore) foi a modelo Caroline Cossey. O que ninguém sabia, na época, é que Caroline nasceu Barry Cossey. A Bond Girl era, na verdade, um Bond Boy que se submeteu a terapia com hormônios e cirurgia de mudança de sexo. 

Tom Cruise chegou a tentar ser padre durante a adolescência. O astro de Hollywood entrou no seminário aos 14 anos, e saiu apenas um ano depois. 

Antes de virar ator, Brad Pitt trabalhou fantasiado de galinha para a rede de restaurantes mexicanos El Pollo Loco

Sylvester Stallone ganhou 200 dólares por dois dias de filmagens do pornô O Garanhão Italiano (The Party at Kitty and Stud's, 1970), sua estreia no cinema. 

Dumbo é o único personagem principal de um filme da Disney que não sabe falar. 

O motel de Cidade de Deus (2002) continuou funcionando enquanto a cena do assalto era rodada – teve cliente reclamando depois do barulho dos tiros. 

Ramoji Film City: maior que Hollywood
Ao contrário do que se pensa, Hollywood não é o maior complexo cinematográfico do mundo. O posto é do indiano Ramoji Film City, na cidade de Hyderabad: o conjunto de estúdios tem o tamanho de 674 campos de futebol. 

Jack Nicholson só aceitou fazer o Coringa no filme Batman (1989) em troca de porcentagem nos lucros – no fim, embolsou cerca de 60 milhões de dólares. 

O primeiro papel da vida do ator Heath Ledger foi como Peter Pan, aos 10 anos, numa peça na Austrália. 

Johnny Depp quase interpretou Neo em Matrix (1999), mas o estúdio achou que o ator não teria apelo entre o público. 

Sharon Stone e a polêmica cruzada
de pernas em Instinto Selvagem
Sharon Stone deu um tapa no diretor ao ver a forma como ele filmou sua cruzada de pernas em Instinto Selvagem (Basic Instint, 1992). 

Nas HQ’s, a origem do Homem de Ferro (Iron Man, 2008) vem da Guerra no Vietnã. No filme, decidiram atualizar para o Afeganistão. 

Dizem que Chuck Norris é o maior, mas quando criança ele era fã de John Wayne e adulto treinou com Bruce Lee. 



Fonte: Almanaque do Cinema


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários: